“É
um problema que acomete muitos publicitários: a solução parece clara, mas a
concorrência já se apropriou dela.”
Livro:
Verdades, mentiras e propaganda - A arte do planejamento
Autor:
Jon Steel
É comum, em
todo job que a agencia deve executar, em seu briefing estar descrito direta ou
indiretamente que a peça a ser veiculada deve ser criativa. Criatividade significa
a competência de com originalidade criar, produzir ou inventar coisas novas,
não necessariamente é um dom que nasce com o indivíduo, mas algo que pode ser
adquirido com prática e experiência. Pode ser descrita também como a capacidade
de resolver problemas.
Portanto,
quando o cliente anunciante vai até a agência ele espera que o problema em
questão seja solucionado de forma eficiente e criativa. Um dos problemas
populares é que o cliente anunciante, por ainda não possuir contrato com uma
agencia ou por estar trabalhando com agencias que cometem sempre o mesmo erro,
veiculam suas peças com frases ou palavras clichês. Isso faz com que a marca
seja generalizada, ficando quase que invisível.
Então, ao
dizer que “a solução parece clara, mas a concorrência já se apropriou dela.”
significa que estamos nos voltando a uma solução que é eficaz, mas já foi
mencionada por outra agência tornando-se algo repetitivo (trivial). Como
publicitários devemos buscar ter uma visão diferente sobre aquilo, assim,
olhando por outra perspectiva alcançaremos o objetivo de ter uma solução clara,
mas que como foi vista de outro modo ainda não foi proposta por nenhuma agência.
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