quinta-feira, 8 de novembro de 2018


“É um problema que acomete muitos publicitários: a solução parece clara, mas a concorrência já se apropriou dela.”
Livro: Verdades, mentiras e propaganda - A arte do planejamento
Autor: Jon Steel
      É comum, em todo job que a agencia deve executar, em seu briefing estar descrito direta ou indiretamente que a peça a ser veiculada deve ser criativa. Criatividade significa a competência de com originalidade criar, produzir ou inventar coisas novas, não necessariamente é um dom que nasce com o indivíduo, mas algo que pode ser adquirido com prática e experiência. Pode ser descrita também como a capacidade de resolver problemas.
     Portanto, quando o cliente anunciante vai até a agência ele espera que o problema em questão seja solucionado de forma eficiente e criativa. Um dos problemas populares é que o cliente anunciante, por ainda não possuir contrato com uma agencia ou por estar trabalhando com agencias que cometem sempre o mesmo erro, veiculam suas peças com frases ou palavras clichês. Isso faz com que a marca seja generalizada, ficando quase que invisível.
     Então, ao dizer que “a solução parece clara, mas a concorrência já se apropriou dela.” significa que estamos nos voltando a uma solução que é eficaz, mas já foi mencionada por outra agência tornando-se algo repetitivo (trivial). Como publicitários devemos buscar ter uma visão diferente sobre aquilo, assim, olhando por outra perspectiva alcançaremos o objetivo de ter uma solução clara, mas que como foi vista de outro modo ainda não foi proposta por nenhuma agência.  

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